Candomblé

Candomblé é uma das religiões mais belas, com um riquíssimo leque de manifestações de espiritualidade, vasto naipe de nuances com personalidade, expressões e feições próprias, manifestando-se em linguagem também própria e particularizada, apesar de bastante variada.
Presta culto aos orixás, dai ser também conhecida como a religião dos Orixás, de origem totémica e familiar, é uma das religiões afro-brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo-do-santo, mas também começa a difundir-se muito na Europa principalmente em Portugal.

O Candomblé como a Umbanda é uma religião originária da África, trazida para o Brasil pelos escravos africanos na época da colonização brasileira. No entanto muito mais antiga que a Umbanda. Existem diversas nações no Candomblé (Jeje, Ketu, Angola, congo, cambinda, entre outras), no nosso terreiro seguimos a nação de Angola.
Na nação Angola, tem fundamental importância o culto dos caboclos e boiadeiros, espíritos considerados pelos antigos africanos como sendo os verdadeiros ancestrais brasileiros, sendo os que são dignos de culto no novo território a que foram confinados pela escravidão.
No entanto o candomblé de caboclo é uma modalidade da nação Angola existindo outras. Foi provavelmente o Candomblé de Angola e o de caboclo que deram origem à Umbanda.